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Resumo da Proposta

Dados do Proponente

CNPJ

04.130.842/0001-19

Razão Social

INSTITUTO CRESCER PARA A CIDADANIA

Dados da Proposta do Projeto

1. Nome do Projeto

CONECTA VOLEI ANO V

2. Área de Ação Desportiva

Educacional

3. Período de Execução

3.1 Data Prevista de Início

01/08/2023

3.2 Data Prevista de Término

28/10/2022

3.3 Duração do Projeto

11

4. Resumo do Projeto

O projeto CONECTA VÔLEI ANO V, trata da continuidade das atividades do projeto CONECTA VÔLEI ANO IV, concluído no ano de 2022, e ofereceu a prática da modalidade esportiva vôlei para atendimento de alunos entre 13 (treze) e 17 (dezessete) anos, sexos masculino e feminino, da rede pública de ensino da cidade de SANTOS, em região de grande vulnerabilidade social, no contra turno escolar, visando complementação educacional.

5. Justificativa

O Instituto Crescer tem como foco a educação. Fundado no ano 2000 e desde esta data, vem desenvolvendo projetos educacionais, se valendo, inclusive, de programas de incentivo como o PROAC. Ao longo de 22 anos, o Instituto Crescer já acumulou experiência com projetos educacionais, o que garante a capacidade administrativa e executiva para a realização de grandes ações. Por ter grandes aspirações quanto a promoção da educação, vislumbra alcançar través da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte grande contribuição nessa empreitada, onde o esporte é posicionado não só como prática saudável, mas também, como meio de integração social. Para garantir a capacidade técnica para a realização do projeto, prevê-se a contratação de um Coordenador Técnico, conhecedor profundo de toda a metodologia aplicada na interação com os principiantes. Assim, busca-se com o Conecta Vôlei Ano V, continuidade das atividades do projeto Conecta Vôlei Ano IV, um núcleo esportivo para adolescentes em estado de vulnerabilidade social, com contribuições positivas para o desenvolvimento em aspectos globais do indivíduo. Como amplamente visto na literatura científica pedagógica e esportiva, ações que vinculam práticas esportivas e educacionais alcançam resultados expressivos no desenvolvimento do participante. Quando corretamente desenvolvidas, além do desenvolvimento motor e da melhora das capacidades e habilidades físicas, as atividades físico-cognitivas trazem ganhos sociais, morais e éticos, como motivação, determinação, superação, companheirismo, trabalho em equipe, respeito mútuo, hierarquia e fair play. Indivíduos esportistas tornam-se adultos mais ativos e com hábitos mais saudáveis, e tornam para si o esporte uma forma de lazer e entretenimento. O CONECTA VÔLEI ANO V será realizado no Complexo Esportivo Morro de São Bento, uma região com grande concentração de apoio social, principalmente para crianças e adolescentes, com a maioria dos habitantes sendo das classes sociais mais baixas da cidade de SANTOS/SP. O local foi escolhido como sede do projeto por possuir a infraestrutura mínima necessária como quadra poliesportiva e sala administrativa para armazenamento do material esportivo. A modalidade a ser trabalhada no projeto será o Voleibol. A escolha do Voleibol leva em consideração o histórico esportivo do país, que possui um grande reconhecimento internacional na modalidade e uma liga nacional de alto nível, com jogos transmitidos pela televisão aberta, aumentando cada vez mais a empatia da população brasileira com a modalidade. Por se tratar de um projeto com características de complementação escolar, com atividades desenvolvidas sempre no contra turno e buscando prioritariamente a melhora da qualidade da educação na região, enquadra-se como um projeto Educacional. Trata-se de um projeto com pouca visibilidade e consequente baixo valor comercial. Logo, entende-se que a aprovação na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte é essencial para o sucesso da captação de recursos necessários para as atividades previstas.

6. Objetivos

O projeto CONECTA VÔLEI ANO V, trata da continuidade das atividades do projeto CONECTA VÔLEI ANO IV, concluído no ano de 2022, ofereceu a prática da modalidade esportiva vôlei para atendimento de alunos entre 13 (treze) e 17 (dezessete) anos, sexos masculino e feminino, da rede pública de ensino da cidade de SANTOS, em região de grande vulnerabilidade social, no contra turno escolar, visando complementação educacional. Objetivos Gerais: Promover a prática esportiva dentre o público alvo direto e indireto do projeto; Difundir os valores socioeducativos intrínsecos da prática esportiva formal no público beneficiário do projeto; Fomentar o esporte como ferramenta educacional no Estado de São Paulo; Possibilitar, por meio do esporte, um ambiente socioeducativo onde adolescentes passem a desenvolver suas potencialidades físicas e motoras, simultaneamente à assimilação de valores éticos de convivência humana e pleno exercício da cidadania; Promover o envolvimento da comunidade local no projeto; Objetivos Específicos: De acordo com as limitações psicomotoras, desenvolver e aplicar um trabalho adequado às crianças participantes, tornando a prática esportiva prazerosa e contínua; Através de métodos e técnicas de aprendizagem fundamentadas em estudos científicos, oferecer aprimoramento das habilidades motoras e cognitivas gerais e específicas, pertinentes a prática esportiva da modalidade vôlei; Estimular a frequência escolar através de estratégias motivacionais, por meio de parcerias entre a equipe técnica do projeto e as escolas participantes, com acompanhamento de resultados e desempenho dos alunos; Disponibilizar estruturas física e material adequadas para a realização plena do projeto, em todas as suas propostas; Disponibilizar um quadro profissional apto a desenvolver todas as atividades propostas no projeto.

7. Modalidades

Voleibol

8. Tipo de Modalidade

Olímpica

9. Público Alvo

Direto 120 (cento e vinte) adolescentes entre 13 (treze) e 17 (dezessete), provenientes de escolas públicas do entorno do núcleo do projeto e os demais interessados. Indireto Familiares dos beneficiários e toda a comunidade do entorno do núcleo. Estimadas 1000 pessoas.

10. Metas

Metas qualitativas (resultados e benefícios a serem alcançados, mensuráveis não numericamente); Despertar nos beneficiários do projeto o gosto pela prática esportiva, especificamente pela modalidade vôlei. Indicador de resultado: satisfação dos participantes; Linha de base: interesse pela atividade física e pelo volei no início do projeto; Meio de verificação: permanência dos alunos no projeto; Período de verificação: duração do projeto. Desenvolver conceitos intrínsecos à pratica esportiva como, motivação, determinação, superação, companheirismo, trabalho em equipe, respeito mútuo, hierarquia e fair play. Indicador do resultado: comportamento dos alunos nas atividades escolares; Linha de base: comportamento padrão dos beneficiários no início do projeto; Meio de verificação: relatório de evolução dos alunos; Período de verificação: duração do projeto. Aprimorar as qualidades técnicas dos alunos na referida modalidade; Indicador do resultado: desenvolvimento técnico dos alunos na modalidade; Linha de base: aprimoramento dos movimentos específicos do volei; Meio de verificação: produção de relatório pelos professor e coordenador do projeto, detalhando a evolução dos alunos; Período de verificação: duração do projeto. Metas quantitativas (resultados mensuráveis numericamente), com seus respectivos indicadores (de que forma as metas serão aferidas), de acordo com os objetivos propostos no projeto. Atender 120 alunos no projeto; Indicador do resultado: Número de inscritos no projeto; Linha de base: 0; Meio de verificação: Lista com nome dos beneficiados pelo projeto; Período de verificação: duração do projeto. Atingir 80% de presença nas aulas do projeto pelos alunos inscritos; Indicador do resultado: Número de presença nas listas de chamada; Linha de base: Percentual de 80% de presença; Meio de verificação: Controle de frequência aula a aula, através de lista de chamada; Período de verificação: duração do projeto. Proporcionar 12 (doze) horas mensais de atividade física aos alunos do projeto; Indicador do resultado: Número de aulas dadas de acordo com o controle do professor; Linha de base: Número máximo de 12 horas mensais; Meio de verificação: Controle de aulas dadas do professor; Período de verificação: duração do projeto.

11. Metodologia

O projeto será realizado em um núcleo localizado no Complexo Esportivo Morro de São Bento, Rua São Luiz, s/n, em Santos-SP. O local foi escolhido como sede do projeto por possuir a infraestrutura mínima necessária. O núcleo possui quadra poliesportiva com condições para o desenvolvimento das aulas previstas no projeto e sala administrativa para acomodação dos materiais esportivos e lanches. A sede também possui todas as características para garantir a acessibilidade de portadores de deficiências, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. As vagas serão oferecidas a indivíduos dentro da faixa etária de 13 (treze) a 17 (dezessete) anos que estejam devidamente matriculados em escolas da rede pública de ensino. Serão oferecidas 02 (duas) aulas de vôlei semanalmente, com duração de 01h30 hora cada. Dinâmica de Atividades: As atividades serão oferecidas 02 (duas) vezes por semana, com duração de uma hora e meia cada nos períodos matutino e vespertino, em dias intercalados, dividindo turmas de 30 (trinta) alunos para cada aula. As turmas formadas serão mistas e divididas por faixa etária, sendo: Turma A (13 e 14 anos) Turma B (15 a 17 anos) Turma C (15 a 17 anos) Turma D (13 e 14 anos) Assim, o projeto formará 04 (quatro) turmas, sendo 02 (duas) turmas de cada faixa etária. Metodologia de aulas: Conforme descrito na justificativa do projeto, foi eleita uma modalidade esportiva coletiva, levando em consideração a cultura esportiva da região. Procurou-se ainda, escolher uma modalidade que contempla o desenvolvimento de capacidades e habilidades em aspectos globais do indivíduo. A metodologia de ensino aplicada no projeto será baseada na literatura acadêmica específica com conceitos adotados pelos principais programas esportivos das diferentes esferas governamentais, que por sua vez, são regidos pela legislação esportiva nacional. Considerando o projeto tratar da iniciação esportiva em nível educacional, leva-se em conta os aspectos fisiológicos e pedagógicos dos participantes na programação das atividades, visando oferecer estímulos que contribuam com o desenvolvimento esportivo, educacional, social e emocional de cada um dos alunos. O ensinamento do volei partirá do nível básico, explicando a origem da modalidade, as regras básicas, conceitos do desenvolvimento das partidas, técnicas e táticas. Bem como o treinamento dos diferentes movimentos técnicos, a fim de gerar repertório motor específico. Para que não haja uma especialização precoce do indivíduo, serão desenvolvidos trabalhos de condicionamento físico e atividades lúdicas, buscando trabalhar as capacidades físicas e habilidades motoras. Essas atividades também trazem ótimos resultados no desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno, uma vez que preconizam o trabalho em grupo, a cooperação e o fair play. Tendo em vista o perfil dos alunos, nenhuma das atividades propostas poderá acarretar custos para os participantes nelas inseridas. Com base nisso, o projeto oferecerá uniforme e alimentação para o desempenho das atividades. Segue anexo cronograma físico detalhando as ações previstas neste projeto. Divulgação e Seleção dos Beneficiários: O sucesso do projeto depende, primeiramente, da adesão dos alunos a proposta. Desta forma, há necessidade de se divulgar o projeto em meio ao público de interesse. Logo, o primeiro mês do projeto terá como objetivo a angariação, seleção e matrícula de alunos que integrarão o programa. Nas duas primeiras semanas de execução do projeto, os profissionais contratados farão visitas às escolas da região, onde se reunirão com os professores de ensino regular, apresentando todas as propostas do projeto através de vivências em aulas de educação física e intervalos. Nessas visitas, serão esclarecidos os procedimentos para matrículas e uma explanação sobre a história da modalidade volei e como ela é difundida no Brasil. As vivências servirão para o primeiro contato, e despertar do interesse pela modalidade. O critério de seleção será o de ORDEM DE CHEGADA. As vagas serão completadas com a entrega de ficha de inscrição preenchida e permissão dos pais ou responsável assinada. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas disponíveis, serão contemplados os alunos que apresentem maior necessidade de suporte socioeducativo. Nos primeiros dias de atividades os beneficiários serão instruídos sobre os procedimentos e regras internas, horários e dias das atividades, entre outras informações relevantes. Na terceira semana do projeto será realizada uma avaliação dos alunos através de diferentes processos, analisando o interesse, postura e a necessidade de apoio. Essas características serão avaliadas com diferentes enfoques, como segue abaixo: Avaliação Global: Um questionário elaborado pela equipe técnica será aplicado com o objetivo de traçar um panorama geral do indivíduo em questões de condição social e perfil comportamental. Avaliação Documental: Avaliação do boletim para verificação da frequência escolar. Avaliação prática: Os interessados participarão de aulas experimentais, onde os professores avaliarão o grau de participação dos alunos e o envolvimento nas atividades de forma geral. Essas avaliações têm como objetivo traçar um perfil geral dos participantes do projeto, e serão a base do planejamento das atividades desenvolvidas ao longo do ano. Ao final do primeiro mês será divulgada a lista oficial de beneficiários do programa, assim como a lista de espera. Recursos Humanos: Supervisor Técnico: Profissional com competência para coordenar projetos esportivos socioeducativos. Será o responsável pela coordenação metodológica do projeto, conectando as instituições envolvidas e atuando em parceria com os professores de educação física. Também é responsabilidade do coordenador, a condução pedagógica do projeto, ou seja, o processo de planejamento contínuo, avaliações e ajustes, juntamente com a supervisão dos serviços e profissionais contratados. Professor: Professor de educação física habilitado, com experiência no desenvolvimento de atividades esportivas socioeducativas e ensino de vôlei. Auxiliar técnico: Profissional ou estudante com experiência na modalidade vôlei, responsável pela assistência do professor durante todas as aulas e também auxiliando durante as atividades complementares como na distribuição dos lanches, o que eleva o nível de atenção dispensado aos alunos. Coordenador Geral: Profissional para supervisão das rotinas administrativas, planejamento estratégico e gestão dos recursos organizacionais, sejam estes: materiais, patrimoniais, financeiros, tecnológicos ou humanos. Confecção do relatório de cumprimento do objeto, e anexos. Desta forma, esclarecemos que os recursos humanos envolvidos no projeto formarão uma equipe técnica, competente, trabalhando de forma integrada para realizar as metas e objetivos propostos no projeto. Por meio de reuniões periódicas, a equipe técnica será capaz de avaliar o andamento das ações, rever abordagens e avaliar sobre as melhores soluções, o que resultará em um relatório completo e integrado do cumprimento do objeto.

12. Ações

Etapa I Atividade Fim 1- Recursos Humanos Serão contratados recursos humanos por meio de Pessoas Jurídicas. Torna-se possível esse regime de contratação, uma vez que há amparo legal na legislação vigente, além da observância da relação autônoma, que está alicerçada na liberdade de atuação e organização. Para a parametrização de preço exigida pela LPIE, utilizaram-se três orçamentos conforme apresentados anexos neste. Tais valores foram majorados de acordo com o nível de escolaridade do profissional, notória e atestada experiência . Lembrando que profissionais engajados em projetos esportivos desta categoria atuam também com formação psicossocial dos alunos, e não tão somente com treino e desenvolvimento esportivo. 2- Material de Consumo/Esportivo Todo o material adquirido ficará sob responsabilidade da equipe técnica, sendo armazenado na sala administrativa. Serão utilizados os seguintes materiais: 2.1 ANTENA PARA REDE DE VOLEIBOL 2.2 APITO 2.3 BAMBOLÊS 2.4 BOLA DE VOLEIBOL 2.5 BOLSA DE BOLAS 2.6 BOLSA DE MASSAGEM 2.7 BOMBA DE ENCHER BOLA 2.8 COLETE 2.9 CONES TIPO PRATINHO 2.10 JOELHEIRA 2.11 MANGUITO 2.12 MEDALHAS 2.13 PARAQUEDAS LÚDICO 3,5 METROS 2.14 PLACAR DE MESA 3- Alimentação Distribuição de kit-lanche para os alunos, a fim de garantir uma quantidade mínima e apropriada de calorias para execução de atividades física. Serão compostos por: um (01) suco de caixinha, uma (01) barra de cereais e um (01) bombom. 4- Uniformes Serão adquiridos uniformes para os alunos do programa, com a função de identificar os integrantes do projeto e também para garantia da prática de atividade física com vestimentas apropriadas. Lembrando que trata-se de público carente, com poder aquisitivo limitado. Os alunos do projeto receberão como uniforme: 2 camisetas; 2 bermudas; 1 par de tênis. Os profissionais contratados do projeto receberão como uniforme: 04 camisetas polo; Vale salientar, que além de ferramenta de identificação os uniformes são veículos de divulgação dos patrocinadores, realizadores e apoiadores do projeto, e trará estampado os respectivos logotipos dos envolvidos. 5 Divulgação/Promoção Ação necessária para o atendimento dos interesses comerciais dos patrocinadores e parceiro, assim como para a divulgação do projeto dentro das escolas. A contratação da elaboração de identidade visual se dará para o desenvolvimento da identidade visual do projeto, utilizando as marcas dos patrocinadores, do Governo Estadual e da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. O conceito desenvolvido será utilizado na produção dos banneres, cartazes, faixas de divulgação, folderes, uniformes e placas de lateral de quadra. Atenderá todas as especificações da SELJ, e valerá como a marca do projeto. É tornar físico, em forma de logomarca, a ideia que permeia todos os itens materiais. Etapa II Despesas Administrativas 1 Serviços Operacionais: Contratação de serviços operacionais administrativos necessários para a perfeita execução do projeto. Serão contratados: Assessoria e consultoria contábil para execução do projeto dentro das premissas previstas na legislação nacional, de acordo com o orçamento final do projeto. Assessoria e consultoria jurídica para execução do projeto dentro das premissas previstas na legislação nacional, de acordo com o orçamento final do projeto. Serviço de desenvolvimento de identidade visual do projeto: logotipo, papelaria, peças de merchandising e uniformes. Aplicação de marca de patrocinadores, parceiros, SELJ. ETAPA III PRODUÇÃO DO PROJETO Serviço de elaboração de projeto: Etapa limitada às proporções e limites do Parágrafo 2° do Artigo 18, do Decreto 55.636. Área I Educacional - 10% no teto de R$ 30.000,00.