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Resumo da Proposta

Dados do Proponente

CNPJ

62.025.606/0001-39

Razão Social

Federação Paulista de Futebol

Dados da Proposta do Projeto

1. Nome do Projeto

CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL FEMININO

2. Área de Ação Desportiva

Rendimento

3. Período de Execução

3.1 Data Prevista de Início

06/04/2019

3.2 Data Prevista de Término

31/12/2019

3.3 Duração do Projeto

9 Meses

4. Resumo do Projeto

O presente projeto tem como principal objetivo a realização da 21º Edição do Campeonato Paulista de Futebol Feminino, uma competição de atendimento em nível estadual na modalidade FUTEBOL na categoria FEMININO, contando com a presença prevista de 18 equipes de diversas regiões do Estado totalizando 540 atletas e cerca de 90 membros das comissões técnicas.

5. Justificativa

A Federação Paulista de Futebol que no decorrer deste projeto adotará como expressão fantasia a sigla “FPF”, com sede e foro na Capital do Estado de São Paulo, na Rua Federação Paulista de Futebol, nº. 55 é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter desportivo, com personalidade jurídica e patrimônio próprios. A Entidade foi fundada em 22 de abril de 1941 com o objetivo de dirigir o Futebol no Estado de São Paulo, incentivando a sua difusão e aperfeiçoamento, podendo ajudar as entidades de prática desportiva e ligas filiadas no encontro de suas necessidades financeiras e autossuficiência, assim busca democratizar e descentralizar a prática de atividades físicas, no estado de São Paulo, proporcionando e influenciando a prática esportiva para a sociedade em geral. A FPF é a Entidade máxima do futebol e tem como um de seus objetivos institucionais promover a organização e realização de campeonatos, torneios e competições de futebol como o Campeonato Paulista, Copa São Paulo de Futebol Junior, Copa Paulista de Futebol e o Campeonato Paulista de Futebol Feminino, sendo este último o maior campeonato estadual do País. O Futebol feminino – tema do presente projeto – vem lutando para ganhar seu espaço no cenário nacional, porém devido a fatores históricos e preconceitos engendrados em nossa cultura, vem encontrando dificuldades ao longo dos anos, grande parte dessa dificuldade se dá ao fato da modalidade ter sido proibida durante os anos de 1940 e 1980, o que resultou num enorme atraso em relação a outras modalidades, outros fatores importantes a serem considerados é a falta de visibilidade por parte das mídias e de investimentos por parte de empresas privadas. Percebendo as dificuldades e barreiras encontradas pelas mulheres no meio esportivo, em especial no futebol, no ano de 2016 a Federação Paulista de Futebol criou seu Departamento de Futebol Feminino comandado pela ex-capitã da Seleção Brasileira Aline Pellegrino. Devido a grande discrepância existente em relação aos investimentos no futebol masculino de alto rendimento, o futebol feminino vem sofrendo ao longo de décadas com a falta de incentivos e com a baixa aplicação de recursos, o que resulta na carência de projetos sistematizados e bem estruturados. De uma forma geral a categoria deve se contentar com condições precárias de treinamento e competições de baixo nível técnico. A expertise que a entidade adquiriu, proporcionou total ciência das necessidades e anseios das jogadoras, dos clubes e da sociedade em geral pela realização de eventos de grande porte. Entendemos que essa experiência garante a realização de um evento grandioso e que se faz necessário para o cenário do Futebol Feminino. Para tentar diminuir esse contraste, a Federação Paulista de Futebol por meio de seu Departamento de Futebol Feminino vem buscando aumentar a visibilidade das competições e das atletas nelas participantes, melhorar as condições para os clubes e criar mecanismos e ideias que alavanquem a categoria, nesse cenário surge a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte como uma importante ferramenta no auxilio a prospecção de recursos e visibilidade apoiando de forma eficaz a produção de campeonatos em níveis de excelência jamais vistos no País, favorecendo atletas de todo o Estado contribuindo com os objetivos propostos da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo. Cientes da problemática, outras Entidades Esportivas de alcance mundial vem fazendo sua parte com o propósito de promover e fomentar a categoria, bom exemplo disso é o artigo 23 do estatuto da FIFA, que obriga às confederações tomarem medidas de governança que incluem, dentre outros itens, controle antidopagem, neutralidade política e religiosa e, principalmente, a incorporação de artigos que prevejam a igualdade de gênero. Além disso, a mesma Entidade determinou que no mínimo seis, das trinta e seis cadeiras de seu Conselho sejam ocupadas por mulheres, a fim de garantir ao menos uma representação por continente. No mesmo sentido a CONMEBOL no ano de 2016 divulgou seu novo estatuto e regulamento de licença de clubes que traz uma série de novas normas às confederações afiliadas à entidade. As equipes que disputarem a Copa Sul-Americana ou a Libertadores precisarão se adequar às regras de licenciamento e, dentre elas, está a obrigação de ter uma equipe de futebol feminino. A Conmebol deu um prazo de dois anos para adaptação, portanto, válida a partir de 2019. A prática do esporte é de extrema importância na formação do cidadão, em especial o futebol que é considerado o desporto mais popular do mundo, tendo em vista a popularidade no mundo e principalmente no Brasil. Segundo dados da FIFA, aproximadamente 270 milhões de pessoas no mundo estão ativamente envolvidas no futebol, incluindo atletas, árbitros e diretores, considerando homens, mulheres, jovens e crianças. Este número representa 4% da população mundial. Tendo em vista a baixa visibilidade da categoria, os problemas sociais que afligem nossa comunidade e as dificuldades encontradas perante a iniciativa privada, buscamos a realização de um projeto sistematizado, visando à realização de um evento de grande porte com proporções estaduais e visibilidade nacional, proporcionando às atletas regularmente inscritas a oportunidade de trocar experiências, competir em um ambiente propicio e ter a estrutura adequada para a efetivação da competição. A Lei Paulista de Incentivo ao Esporte surgiu como uma nova e importante ferramenta no auxilio a prospecção de recursos para a formação integral dos jovens do Estado. Com ela será possível afastar esses jovens das ruas e dos riscos que existem, colaborando assim para a formação integral do indivíduo. Com o sucesso da 20ª Edição do Campeonato Paulista de Futebol Feminino realizada no ano de 2018 com o apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte foi possível elevar o nível da competição a um patamar jamais alcançado. Esse sucesso se reflete para o ano de 2019 que, por conta da repercussão gera maior interesse e motiva novos clubes a participarem da competição, sendo previsto para esse ano a participação de 18 equipes paulistas. Outro ponto importante a ser considerado é a força das equipes representantes do interior paulista nessa categoria, desde o Paulistana que abriu as portas para as competições femininas no Estado em 1997, há uma predominância maior de campeões de fora da Grande São Paulo: doze títulos contra seis dos paulistanos. Isso demonstra a grandiosidade do evento, movimentando e democratizando o esporte em todo o Estado, dando oportunidades iguais àqueles que não teriam oportunidades de despontar e buscar voos maiores. O projeto se enquadra na manifestação esportiva rendimento, e está inserido num contexto onde a Entidade proponente busca a evolução e formação das atletas participantes, contribuindo para que elas iniciem o rendimento desportivo, de forma técnica e metodológica, atendendo equipes de todo o Estado de São Paulo e atletas com idade igual ou superior a 15 anos, filiadas ou vinculadas a entidades de práticas desportivas e objetivando a formação e especialização, inclusive de alto rendimento.

6. Objetivos

O presente projeto tem como principal objetivo a realização da 21º Edição do “Campeonato Paulista de Futebol Feminino”, uma competição de atendimento em nível estadual e de visibilidade nacional na modalidade FUTEBOL na categoria FEMININO, contando com a presença prevista de 18 equipes de diversas regiões do Estado totalizando 540 atletas e cerca de 90 membros das comissões técnicas. O evento contará com a participação de clubes de todo o Estado de São Paulo filiados a Federação Paulista de Futebol, sendo permitida apenas a inscrição de atletas com mais de 15 anos de idade. A inscrição dos interessados em participar do evento será livre até que se esgotem as quantidades máximas de vagas por equipes. A essência deste projeto, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, tem caráter eminentemente de rendimento, pois pretende promover práticas desportivas objetivando a formação e especialização das participantes, porém, existe um forte apelo social considerando todas as dificuldades encontradas pela categoria. Diante de todas essas dificuldades enfrentadas pela categoria, buscamos a realização de um evento sistematizado que promova a essas garotas a possibilidade de trocar experiências, interagir e competir em um ambiente descontraído e agradável, conscientizando-se dos valores da união do esporte. O evento ocorrerá entre os meses de abril e outubro de 2019, sempre aos finais de semana, exceto em casos excepcionais que podem ocorrer em dias da semana. Importante salientar que em nenhuma hipótese serão cobrados ingressos, convites ou entradas para o “Campeonato Paulista de Futebol Feminino”. Por meio de atividades programadas e sistematizadas na modalidade futebol feminino, pretendemos promover a integração das atletas através da prática esportiva, e constituir um processo de transmissão de valores, conhecimentos e bons costumes, possibilitando assim o maior desenvolvimento técnico e consequentemente o surgimento de novos talentos. Com o intuito de enriquecer ainda mais o evento serão adquiridos materiais e equipamentos esportivos de qualidade para apoio das equipes e comissões técnicas, como coletes de aquecimento, bombas e sacos para bola, quadro tático magnético para todas as comissões técnicas, que contribuirão para a participação dos beneficiários previstos. Os materiais descritos, além de serem um incentivo a mais para o alcance das metas propostas no presente programa, são de fundamental importância para a participação de algumas equipes que sofrem com a falta de recursos e incentivos. É também de fundamental importância a locação de ambulâncias com uma equipe médica preparada, para todas as partidas realizadas no “Campeonato Paulista de Futebol Feminino” essa ação vem sendo tomada a fim de atender exigências explicitadas na Lei Federal nº 10.671 de 15 de maio de 2003 com o fito zelar pela integridade física das atletas, comissões técnicas, equipes de arbitragem e dos torcedores presentes nas partidas. Tal ação se faz necessária por se tratar de um custo elevado para as condições da maioria dos clubes participantes, e muitos até deixariam de participar por falta de condições para arcar com esses custos. Importante destacar que para se alcançar de forma integral todos os objetivos do projeto, outra contratação primordial será a do quadro de arbitragem. Considerando que se trata do maior campeonato estadual do país, bem como sua relevância no cenário nacional e a importância para as equipes e atletas, é necessário que o quadro de arbitragem seja muito bem qualificado, motivo pelo qual serão selecionados árbitros e demais componentes dentre aqueles já qualificados pela estrutura do Departamento de Arbitragem da própria Federação. Outro item de substancial importância para o alcance efetivo das metas propostas e maior difusão da categoria no cenário nacional é a contratação de uma empresa especializada na transmissão das partidas ao vivo pelas redes sociais, essa ação encaixa-se perfeitamente nos objetivos propostos, uma vez que, busca uma maior propagação da categoria, através dessa ferramenta com alto potencial de interação entre o evento e o público proporcionará maior a visibilidade ao evento alcançando níveis mundiais de audiência, uma vez que qualquer pessoa no mundo com acesso à internet poderá acompanhar as partidas do “Campeonato Paulista de Futebol Feminino” no conforto de suas casas ou mesmo em qualquer lugar com a simples utilização de um smartphone. A comunicação em vídeo tem se tornado uma poderosa ferramenta de entretenimento para as pessoas, o que impulsiona a visualização de vídeos esportivos ao vivo e assim proporcionará uma enorme visibilidade, não só ao campeonato, mas também aos patrocinadores e à Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Por isso, buscamos com essa ação transmitir uma partida por rodada na primeira fase e todas as partidas à partir da segunda fase do “Campeonato Paulista de Futebol Feminino” totalizando 48 transmissões até a final do campeonato. Por fim, salientamos que perante a um projeto de grandes proporções, a importância da contemplação de itens que permitam a massificação da divulgação e visibilidade do campeonato, considerando que estrategicamente a exposição da modalidade é imprescindível para o seu fortalecimento e posterior capacidade de atração de investimentos e patrocínios. Vale ressaltar que em todos os materiais confeccionados para o evento, estarão estampadas as logomarcas da proponente, dos patrocinadores e da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, o que dará enorme visibilidade e caracterizará o evento sucesso de parceria entre Federação Paulista de Futebol e Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.

7. Modalidades

Futebol de Campo

8. Tipo de Modalidade

Olímpica

9. Público Alvo

Beneficiários diretos: 540 atletas de futebol feminino 90 membros da comissão técnica e/ou diretores 60 árbitros contratados Total: 690 beneficiários diretos Beneficiários indiretos: 52.200 pessoas, considerando uma média de 300 torcedores por partida; 57.600 pessoas, considerando uma média 1.200 visualizações em cada uma das 48 transmissões ao vivo pela plataforma online; Os fatores acima mencionados só tendem a realçar o posicionamento do Estado de São Paulo na condição de disseminador e incentivador da prática esportiva.

10. Metas

Metas qualitativas (resultados e benefícios a serem alcançados, mensuráveis não numericamente); Através do projeto “Campeonato Paulista de Futebol Feminino” pretendemos atingir as seguintes metas qualitativas: - Contribuir para o aprimoramento técnico da modalidade, favorecendo sua difusão; - Oferecer material adequado para o desenvolvimento das competições; - Revelar novos talentos; - Incentivo a prática esportiva de uma forma geral; - Fomentar a prática esportiva; - Democratizar e descentralizar a prática esportiva no Estado de São Paulo. - Zelar pela segurança e saúde dos envolvidos, oferecendo pronto atendimento médico aos atletas e dirigentes, durante o período de realização do evento. Metas quantitativas (resultados mensuráveis numericamente), com seus respectivos indicadores (de que forma as metas serão aferidas), de acordo com os objetivos propostos no projeto. Através do projeto “Campeonato Paulista de Futebol Feminino” pretendemos atingir as seguintes metas quantitativas: - Participação de 540 atletas. (meta aferida através de relação de inscritos do Campeonato); - Participação de 90 membros da comissão técnica/diretoria. (meta aferida através de relação de inscritos do Campeonato); - Participação de 18 equipes do Estado de São Paulo. (meta aferida através de ata do congresso técnico onde serão confirmadas todas as equipes participantes); - Atuação em 08 cidades diferentes do Estado. (meta aferida da tabela elaborada pelo departamento de competições da FPF); - Alcance de cerca de cerca de 100.000 torcedores e simpatizantes do esporte através de presença física nos estádios e transmissão ao vivo. (Meta aferida através de borderôs e relatório de visualizações).

11. Metodologia

1ª fase: Procedimentos iniciais e seleção e contratação A primeira fase do projeto se dará pelos procedimentos iniciais alusivos a seleção do gestor técnico, profissional que atuará no projeto e da seleção e contratação dos serviços previstos para a realização no objeto e seleção e contratação dos bens e produtos que serão utilizados durante o projeto. Após a aprovação do projeto, captação e demais procedimentos iniciais necessários, serão selecionados, adquiridos e contratados todos os bens e serviços previstos no projeto, como: uniformes, materiais esportivos, serviços de arbitragem, ambulância e de divulgação, premiações e despesas administrativas para atuarem no projeto “Campeonato Paulista de Futebol Feminino”. Vale ressaltar que as propostas selecionadas nessa etapa serão enviadas previamente e que apresentarem o menor valor de mercado, respeitando os princípios da impessoalidade, moralidade e economicidade, devidamente comprovadas através apresentação de no mínimo 3 (três) orçamentos. 2ª fase: Divulgação A Federação Paulista de Futebol irá divulgar o início do campeonato através de mídias sociais, site oficial e imprensa esportiva através de anúncios espontâneos, sem custo para o projeto. Além disso, ao término do Campeonato será produzido e distribuído o almanaque oficial da competição trazendo informações e curiosidade acerca do torneio. Essa ação é de suma importância para divulgação dos trabalhos realizados e divulgação do Campeonato, dos patrocinares e da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Vale salientar que em todos os materiais gráficos estarão estampados as logomarcas da proponente, dos patrocinadores, do Governo do Estado de São Paulo e da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. 3ª fase: Inicio das atividades Com todos os bens e serviços selecionados terá inicio o projeto, propriamente dito, o Campeonato tem seu início previsto para o mês de abril de 2019 com a participação de 18 equipes de diversas cidades do Estado de São Paulo. A formula do campeonato descriminada abaixo foi definida pelo DCO – Departamento de Competições da Entidade, porém vale ressaltar que a mesma é discutida com todos os clubes participantes no conselho técnico antes do início do campeonato, sendo assim, poderá sofrer alterações de acordo com o que for definido pelos clubes e a Federação Paulista de Futebol durante o Conselho. As partidas ocorrerão sempre nos estádios das equipes mandantes selecionadas e contarão com toda a estrutura de materiais, equipamentos e serviços previstos no projeto, além de toda a estrutura física demandada pelas equipes. A forma de disputa prevista para o “Campeonato Paulista de Futebol Feminino” será a seguinte: - PRIMEIRA FASE As 18 (dezoito) equipes participantes serão divididas e formarão 02 (dois) grupos com 09 (nove) participantes cada, e jogarão entre si, em turno e returno, classificando-se para a segunda fase os 04 (quatro) melhores colocados de cada grupo. - SEGUNDA FASE As 08 (oito) equipes classificadas na fase anterior formarão 02 (dois) grupos com 04 (quatro) participantes cada, que jogarão entre si, em turno e returno, classificando-se para a terceira fase os 02 (dois) melhores colocados de cada grupo. - TERCEIRA FASE Os 04 (quatro) classificados na fase anterior formarão 02 (dois) grupos com 02 (dois) participantes cada e jogarão entre si, em turno e returno, classificando-se para a quarta fase – FINAL, o melhor colocado de cada grupo. - QUARTA FASE – FINAL As 02 (duas) equipes classificadas na fase anterior jogarão entre si, em turno e returno, para a definição da CAMPEÃ e VICE-CAMPEÃ do Campeonato. A partida final do Campeonato está prevista para outubro de 2019 - sete meses após seu início - essa partida será realizada no estádio de uma das equipes finalistas e encerrará o evento com características festivas finalizando todo o ciclo de trabalho com vivacidade e imponência. Além da partida final, este evento terá um caráter de congraçamento e alegria, de forma a encerrar de maneira positiva os jogos realizados. Haverá itens de identidade visual comocamisetas para o público, sonorização e locução, bem como um pódio, todas elas com o timbre dos patrocinadores e da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte como forma de solidificar essas marcas como maiores incentivadoras do desporto feminino. Haverá um minucioso trabalho de identidade visual, de modo a fortalecer a “marca” do Campeonato como um evento forte e bem organizado e consequentemente consolidar a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte como uma das maiores colaboradoras e incentivadoras do futebol feminino. 4ª fase: Prestação de contas A quarta e última fase será os procedimentos de prestação de contas dos recursos recebidos através da Lei Paulista de Incentivo Ao Esporte. Para essa ação será contratada uma empresa especializada em execução financeira e prestação de contas em projetos incentivados, considerando a complexidade e particularidades empregadas nas leis de incentivo. A assessoria tem o propósito de assegurar a perfeita destinação dos recursos e a correta organização da documentação pertinente. O período de ação do projeto inicia-se no momento da assinatura do contrato, e prolonga-se por 07 meses após o início de suas atividades. Critérios de seleção Fornecedores e prestadores de serviços Para a aquisição de produtos e/ou contratações dos serviços necessários para o projeto, foi realizado o chamamento público conforme Edital 002/2018 para cotação prévia de preços e publicado em página própria da proponente na internet determinando o prazo para o recebimento de propostas, respeitando os limites mínimos de 5 (cinco) dias para aquisição ou locação de bens, e 15 (quinze) dias para a contratação de serviços, serão selecionadas cotações de no mínimo 3 estabelecimentos e escolhido o que apresente o menor preço, que respeite os prazos de entrega e que garantam qualidades dos produtos e serviços. Para a aquisição de bens e contratação de serviços serão sempre respeitados os princípios da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da economicidade, da eficiência e da eficácia. Profissionais Para execução do projeto “Campeonato Paulista de Futebol Feminino” haverá apenas a atuação do Gestor Técnico do projeto. Esse profissional previamente escolhido pela proponente atuará de forma voluntária no projeto e será responsável por todo o gerenciamento, manutenção e cumprimento das ações estratégicas previstas na programação do projeto. Não há outros recursos humanos previstos no projeto. Contudo, o proponente na condição de entidade de administração da modalidade disponibilizará sua estrutura, do ponto de vista administrativo e técnico, condições para a plena realização do evento. Como apoio à execução do projeto, será contratada assessoria financeira/prestação de contas, especializadas em acompanhar e assessorar projetos aprovados no mecanismo da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. 9.7.1 Gestor Técnico Carga Horária: 40 hrs/semana ou 160 hrs/mês. Critério de Seleção: Voluntário previamente escolhido pelo proponente. Grade Horária: De segunda a sexta-feira - Manhã das 10:00 às 13:00/Tarde 14:00 às 19:00. Funções: O Gestor Técnico, profissional registrado no CREF, terá como principal função o gerenciamento, manutenção e cumprimento de todas as ações estratégicas previstas na programação do projeto. Caberá ao profissional a função de garantir a excelência no cumprimento do objeto, além de ser o responsável de gerenciar a atuação de todos os profissionais envolvidos no projeto.

12. Ações

Etapa I – Atividade Fim Recursos Humanos - Gestor técnico O Gestor Técnico, profissional registrado no CREF, terá como principal função o gerenciamento, manutenção e cumprimento de todas as ações estratégicas previstas na programação do projeto. Esse profissional é imprescindível ao projeto, pois tem a função de garantir a excelência no cumprimento do objeto, além de ser o responsável de gerenciar a atuação dos profissionais envolvidos no projeto. Para essa etapa será contratada como voluntária a ex-jogadora da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Aline Pellegrino, que possui larga experiência com a modalidade e plena capacitação para a função, conforme documentos anexos ao projeto. 1. Uniformes 1.1 Coletes com aplicação em transfer digital Os coletes com aplicação em transfer digital, item essencial para o projeto, servirão para unificar o padrão de vestimenta das atletas suplentes durante a realização das partidas, e assim diferencia-las das atletas titulares, seu uso é obrigatório dentro dos locais de competições. Essa ação é fundamental, pois serve como identificação dos participantes do evento, além disso, os coletes servirão para a promoção e divulgação do evento, considerando que em todos eles terão os logos do Proponente, da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e do Patrocinador. Serão adquiridas 540 unidades de coletes confeccionados em dupla face com aplicação em Silk das logomarcas do campeonato, da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, Patrocinadores e Proponente e serão distribuídas 30 unidades para cada um dos 18 clubes participantes. 1.2 Camisetas para aquecimento As camisetas para aquecimento também servirão para unificar o padrão de vestimenta das atletas, porém, estas serão utilizadas antes da realização das partidas em período destinado pelos clubes ao aquecimento físico das atletas, sendo seu uso obrigatório dentro dos locais de competição. Essa ação é fundamental, pois servem também para a promoção e divulgação do projeto. Todas elas terão os logos do Proponente, da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e do Patrocinador. Serão confeccionadas 540 unidades em dryfit ideal para a pratica esportiva, com aplicação em Silk das logomarcas do campeonato, da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, Patrocinadores e Proponente e serão distribuídas 30 unidades para cada um dos 18 clubes participantes. 2. Equipamento e Material Esportivo 2.1 Saco para Transporte de Materiais Esportivoss Essa ação prevê a aquisição de 72 unidades de Sacos para transporte de bolas de futebol. Item importante para facilitar o transporte dos clubes nas viagens durante a realização do evento. Serão distribuídas 04 unidades para cada um dos 18 clubes participantes. 2.2 Bolsa para Massagista Essa ação prevê a aquisição de 18 unidades de bolsas térmicas para massagistas, sendo que cada um dos 18 clubes participantes receberá 01 unidade. Esse item é de fundamental importância para o projeto por se tratar de materiais utilizados nas primeiras assistências às atletas nos locais de treinamentos e jogos, prezando pela integridade física das atletas e caso necessário, colaborar com o processo de recuperação de possíveis fadigas, tensões musculares e articulares ou lesões. 2.3 Prancheta Tática A ação prevê a aquisição de 18 unidades de pranchetas táticas, sendo que cada um dos 18 clubes participantes receberá 01 unidade. Esse item é de fundamental importância para aumentar o nível técnico da competição colaborando com entendimento visual de táticas individuais e visualização da função em determinada posição da jogadora no campo, desde a forma de se movimentar até o momento e a forma da execução do ato/gesto técnico. 2.4 Bomba de ar A ação prevê a aquisição de 36 unidades de bombas de ar para enchimento de bolas de futebol com efeito dupla ação. Cada equipe participante receberá 02 unidades. 3. Arbitragem 3.1 Quadro de Arbitragem A ação prevê a contratação de uma empresa especializada em arbitragem para organização, gerenciamento, controle estatístico e técnico de árbitros para o “Campeonato Paulista de Futebol Feminino”. O Quadro de Arbitragem será composto por 01 árbitro principal, 02 árbitros assistentes e 01 quarto árbitro ou delegado da partida para a realização das 120 partidas previstas para o evento. Em consonância com o proposto no presente projeto de aumentar o nível técnico das competições na categoria feminina, o quadro de arbitragem que atuará na competição deverá ter uma qualidade compatível com evento, além de atender com excelência toda logística que uma competição desse nível exige. Esclarecemos que a Federação Paulista de Futebol conta com uma estrutura voltada para arbitragem cuja premissa é a excelência, haja vista a criação de um Departamento específico para aprimorar a Arbitragem paulista. Escola de Formação (EAFI) - cuja a missão é formar os árbitros para atuar nas diversas competições da FPF, com uma carga horária aproximada de 340 horas entre aulas teóricas, práticas e estágio supervisionado em competições oficiais. O Desenvolvimento da Arbitragem cuja missão é qualificar os árbitros da entidade através de constantes treinamentos e avaliações buscando sempre a excelência. Faz parte do referido departamento os pilares preconizados pela FIFA, tais como: - O Pilar Físico – responsável pelo acompanhamento dos treinos físicos, além da realização de testes periódicos (Padrão FIFA) que habilitem e comprovem a boa condição física dos árbitros visando uma boa performance nas diferentes competições. - O Pilar Técnico – responsável pelos treinamentos periódicos, acompanhamento e evolução das carreiras, orientações e correções necessárias. - Pilar Mental – Comprometida com aspectos relevantes no que se refere à questão humana, a Federação Paulista através do Desenvolvimento da Arbitragem agregou esse importante pilar e para tanto, contratou um profissional especializado em alto rendimento de forma inovadora vem dando o suporte necessário aos árbitros do quadro, desenvolvendo atividades de treinamento mental. A Comissão de Arbitragem – responsável pelas designações dos árbitros, atuará diretamente no processo, escalando para essas partidas árbitros de qualidade e com experiência para tal. Pertencem ao nosso quadro nas diferentes categorias árbitros da FIFA, Aspirantes ao quadro da FIFA, CBF e quadro local que atuam em jogos dos campeonatos masculinos e estarão à disposição para a competição em questão. Pelo exposto, entendemos ser condição imprescindível para o êxito de uma competição com tamanha relevância que a condução das arbitragens seja feita pelos árbitros da Federação Paulista de Futebol. Todos os árbitros da Federação Paulista de Futebol são vinculados ao Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo, portanto, esse é o único prestador competente a prestar os serviços propostos com excelência e eficácia, haja vista complexidade técnica e logística exigida pelo Campeonato, portanto justifica-se aqui a dispensa de cotações não havendo pluralidade de opções nesse campo. Reitera-se que a atuação da proponente com este corpo técnico é limitada ao aspecto de formação e seleção, não havendo nenhum tipo de intermediação financeira quanto às remunerações que estes profissionais recebem pela sua atuação, cabendo ao Sindicato dos Árbitros a administração deste aspecto. Pelos motivos expostos, entende o proponente que essa ação é de grande importância, e se faz necessária a apreciação do item tendo em vista o nível técnico exigido pelo campeonato. A arbitragem solicitada possui características de formação, aperfeiçoamento e seleção de maneira análoga ao que ocorre com o proponente, considerando sua posição de entidade de administração do futebol no estado de São Paulo, cuja responsabilidade perante a modalidade e demais entidades de cunho nacional e internacional, fazem a importância deste item. Desta forma, a ação é de fundamental importância para o êxito do projeto a alcance efetivo de todas as metas propostas. 4. Serviços médicos – Ambulâncias 4.1 Ambulância com médico Esta ação contempla a contratação de empresa especializada para a locação de ambulância com médico socorrista para o acompanhamento das 174 partidas previstas para o projeto, assim como o exigido no regulamento da competição, bem como previsto na Lei Federal nº 10.671 de 15 de maio de 2003. Essa ação é imprescindível na realização do evento, uma vez que, está inserida com o fito específico de zelar pela segurança e saúde dos envolvidos, oferecendo pronto atendimento médico aos atletas e dirigentes, torcedores ou qualquer outro participante direta ou indiretamente das partidas, essa ação, inclusive, faz parte das metas descritas nesse projeto. E por se tratar de um evento de proporções estaduais, não é possível prever exatamente os locais para onde essas ambulâncias serão designadas, portanto é de fundamental importância que essa ação seja aprovada na íntegra. Memória de cálculo Como o projeto é realizado em diversos municípios do Estado de São Paulo, fica impossível para as empresas prestadoras desse serviço mensurarem com exatidão os valores unitários da locação, sendo que os locais exatos e a quantidade real em cada cidade só é definida em congresso técnico cerca de um mês antes do início da competição. As cotações enviadas pelas empresas estão separadas por cidade, ou seja, o valor de cada locação difere de cidade para cidade, sendo que, quanto mais afastada da capital for o município mais alto fica o valor da cotação. Para se chegar aos valores descritos na planilha orçamentária tiramos a média dos valores por cidade de cada orçamento, ou seja, somamos os valores cobrados por cidade e depois dividimos pelo número de cidades, conforme exemplo abaixo: Cidade1 + Cidade 2 + Cidade 3 + Cidade 4 = X X / 4 (Quatro cidades) = média Dessa forma multiplicamos o valor da média pela quantidade de jogos e chegamos ao valor global da rubrica. 5. Divulgação Conforme mencionado, a ação de divulgação se configura em uma importante ferramenta para a visibilidade do campeonato, tendo como funções a consolidação da identidade visual de todos os jogos de forma homogênea, como é o caso das placas de publicidade e pódio na partida final, as informações quanto às equipes, atletas, comissão técnica por meio do almanaque oficial da competição, a possibilidade de estruturas físicas que funcionem como contrapartida para o patrocinador, que tem como direito no mecanismo de incentivo ao esporte, além do abatimento do tributo, a divulgação de sua marca e, igualmente relevante, a documentação das atividades para fins de prestação de contas do projeto perante a Secretaria de Esportes com a devida aposição das logomarcas oficiais previstas em lei. Uma vez que o grande desafio do futebol feminino se relaciona à baixa adesão de apoiadores financeiros, ações que impulsionem e exponham a sua prática e, neste caso em específico, a realização do principal evento estadual da modalidade, são de grande valia para o alcance dos objetivos em longo prazo para a modalidade. Seguem abaixo os esclarecimentos quanto às despesas previstas para esta ação: 5.1 Almanaque oficial da competição – Arte Gráfica Esta ação contempla a contratação de empresa especializada para a produção de todo o conteúdo referente ao campeonato, equipes e atletas participantes do evento, esse serviço inclui reportagens de apresentação do campeonato, fotografia dos destaques das equipes, projeto gráfico do almanaque e layout das páginas, correções e adaptações que se façam necessárias. Item de fundamental importância para divulgação do projeto e difusão e valorização do Futebol Feminino no Estado de São Paulo. 5.2 Guia oficial da competição – Impressão Esta ação contempla a impressão de 1000 exemplares dos Almanaques oficiais da competição que serão distribuídos entre os clubes participantes do campeonato, bem como para a imprensa, parceiros e patrocinadores do “Campeonato Paulista de Futebol Feminino”. Serão confeccionadas em formato 423x297 mm com 64 páginas em papel fosco comercial. Item de fundamental importância para divulgação do projeto e difusão e valorização do Futebol Feminino no Estado de São Paulo. 5.3 Placas de Publicidade 12x1 5.4 Placas de Publicidade 6x1 Esta ação contempla a confecção e produção de placas de publicidade que serão utilizadas nos estádios como forma de identidade visual e divulgação do Campeonato, dos patrocinadores e da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Cada um dos 18 clubes participantes irá receber 5 placas de publicidade, sendo uma 12x1m do campeonato e quatro 6x1m para Lei de Incentivo e patrocinadores. 5.5 Pódio Esta ação contempla locação de 01 pódio completo para a partida final do Campeonato. Essa ação é de fundamental importância para sucesso do projeto, pois é uma importante ferramenta de comunicação visual e divulgação dos parceiros, considerando a exposição em mídias espontâneas geradas no momento do encerramento do Campeonato. Esse pódio é composto por piso praticável forrado, estrutura de backdrop, área de acrílico, gradios ao redor do pódio, máquina de papel picado, dois totens para as taças e bandejas para as medalha. Devido às especificações exigidas nesse item, encontramos dificuldades em encontrar no mercado empresas que atendessem a essa demanda, sendo que, após incansáveis buscas, encontramos apenas uma empresa que nos atendesse de forma satisfatória e integral. Dessa forma, estamos encaminhando apenas uma cotação em virtude da falta de pluralidade de opções desse serviços no mercado. 5.6 Camisetas Essa ação prevê a aquisição de 300 unidades de camisetas de promoção e divulgação do Campeonato que serão distribuídas ao público presente na partida final do Campeonato. Item de fundamental importância por incentivar a população a comparecer e torcer pelo futebol feminino, além de ser uma importante ferramenta de digulgação para os patrocinadores e para a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. 5.7 Transmissão dos jogos Esta ação contempla a contratação de empresa especializada em transmissão ao vivo com o objetivo de transmitir, em HDV, 48 jogos do Campeonato. A ação é de fundamental importância para o alcance efetivo das metas propostas, uma vez que, busca uma maior propagação da categoria. Através dessa ferramenta com alto potencial de interação entre o evento e o público proporcionará maior a visibilidade ao evento alcançando níveis mundiais de audiência. A comunicação em vídeo tem se tornado uma poderosa ferramenta de entretenimento para as pessoas, o que impulsiona a visualização de vídeos esportivos ao vivo e assim proporcionará uma enorme visibilidade, não só ao campeonato, mas também aos patrocinadores e à Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. A ação contemplará a transmissão de 48 jogos, “ao vivo”, por meio do Facebook com corte de 2 câmeras, com atuação e apoio de equipe e estrutura técnica (diretor de imagem, áudio, operador de gc, operador de VT (replay), assistente e cinegrafistas), narrador, comentarista e repórter, equipamento (câmeras HDV, controladora e internet mochilink), replay de, ao menos, 1 câmera, gerador de Caracteres (escalações, placar e cronômetro). 6. Premiação 6.1 Medalhas de Campeão e Vice-Campeão Medalhas de Campeão e Vice-Campeão - Serão entregues 50 medalhas à equipe campeã e 50 medalhas à equipe vice-campeã. 6.2 Medalhas de Campeão e Vice-Campeão Troféus Campeão e Vice-Campeão - Serão entregues um troféu a equipe campeã e um troféu a equipe vice-campeã. 6.3 Troféus individuais – Seleção do Campeonato Troféus Individuais (Seleção do Campeonato) - Os troféus serão entregues da seguinte forma: Troféu individual para a Seleção dos Melhores do Campeonato, composta por: 1- Melhor goleira, 2- Melhor Lateral Direita, 3-Melhor Lateral Esquerda, 4-Melhor Zagueira Dir., 5-Melhor Zagueira Esquerda 6- Melhor Volante Direita, 7-Melhor Volante Esquerda, 8-Melhor Meia Direita, 9-Melhor Meia Esquerda, 10-Melhor Atacante Direita, 11-Melhor Atacante Esquerda, 12-Melhor Técnico(a), 13- Artilheira, 14- Craque. 10.2 – Etapa II – Despesas Administrativas 1. Serviços 1.1 Assessoria em execução financeira Essa ação prevê a contratação de serviços de assessoria técnica especializada em execução financeira para orientações sobre pagamentos, recibos, comprovantes, consultas necessárias para pagamentos, elaboração de prestação de contas e demais acompanhamentos que sejam necessários nesta esfera de atuação. 10.3 – Etapa III – Produção do Projeto 1. Produção do Projeto Essa ação prevê o pagamento de 5% do valor total do projeto, limitado ao máximo de R$15.000,00, para o responsável pela produção do projeto, como previsto no artigo 2º do Decreto 55.636/10. 2. Agenciamento para Captação de Recursos Essa ação prevê o pagamento de 10% do valor total do projeto, limitado ao máximo de R$50.000,00, de agenciamento para captação de recursos decorrentes da renúncia fiscal que trata o Decreto 55.636/10.